A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO BULLYING
Por Paula Costa (Professora), em 2015/10/20855 leram | 0 comentários | 153 gostam
A 20 de Outubro assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying e, um pouco por todo o mundo, realizam-se inúmeras atividades com vista a sensibilizar e alertar o público em geral para esta problemática.
Um professor e um grupo de jovens de Braga criaram uma associação com o objetivo de "sensibilizar" crianças, jovens e educadores para a questão ‘bullying.
A Associação Anti-Bullying com Crianças e Jovens (AABCJ) nasceu do projeto de doutoramento de um investigador da Universidade do Minho e professor de Educação Física, Paulo Costa, que defendeu que esta é uma temática que devia fazer parte dos planos curriculares e alertou para a sensibilização da importância da denúncia, quer por parte das vítimas, quer por parte dos colegas que assistam a episódios de ‘bulliyng’.
Segundo o investigador, a AABCJ pretende “agir ao nível da sensibilização” isto porque, explicou, “muitas das vezes o agressor não percebe que está a agredir e a vítima não percebe que está a ser vítima de ‘bullying'”, ou seja, de agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva.
Paulo Costa apontou uma “definição fácil” do conceito de ‘bullying’: “Muitas vezes o agressor diz que estava a brincar e aí eu pergunto-lhe se a vítima também estava a brincar, porque uma brincadeira pressupõe que ambos se estejam a divertir, e de certeza que a vítima não estava a achar piada”.
Para o professor, “a temática do ‘bullying’ devia fazer parte dos planos curriculares e da formação dos professores, para que as escolas também ouvissem o que as crianças têm a dizer sobre este assunto, uma vez que podem ser elementos pró-ativos”.

Fonte: jornal “O Minho”


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe