A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Por Paula Costa (Professora), em 2015/10/14855 leram | 0 comentários | 153 gostam
No próximo dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação.
Este ano, na nossa escola, o tema escolhido foi “A dieta mediterrânica”. Aqui te deixamos alguns dados sobre o tema.
A dieta mediterrânica foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, a 4 de dezembro de 2013
Portugal teve Tavira como a sua comunidade representativa, que assegurou o processo técnico de preparação da candidatura, ao longo de dois anos e meio. Mas a candidatura é transnacional e subscrita por sete Estados com culturas mediterrânicas: Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos. Os últimos quatro já tinham visto uma primeira candidatura aprovada em 2010.
A dieta mediterrânica surgiu há muitos séculos, resultado da geografia, do clima, da flora e da fauna típica da região. Apesar de Portugal não ser banhado pelo Mediterrâneo, partilha muitos destes traços e a alimentação tradicional tem as mesmas características.
Por outro lado, as trocas comerciais e culturais entre os povos de ambas as margens ajudaram a difundir por toda a bacia as culturas, festividades e tradições, e os hábitos alimentares, como o uso do azeite, o consumo abundante de cereais, legumes e frutas e a presença de vinho tinto a acompanhar as refeições.
Esta é a segunda inscrição portuguesa nesta categoria de bens imateriais classificados pela Unesco, depois do Fado, há dois anos.


Fonte: Diário de Notícias

Grupo disciplinar de Ciências da Natureza


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe