A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA MÚSICA
Por Dulce Marques (Professora), em 2015/10/06281 leram | 0 comentários | 91 gostam
Na quinta-feira, dia 1 de Outubro, realizou-se nesta escola um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música.
A Escola de Música da Póvoa de Varzim percorreu, durante todo o dia, com as suas orquestras de sopro e de cordas, várias escolas do concelho, sendo o concerto final realizado frente ao edifício dos Paços do Concelho.
A escola Dr. Flávio Gonçalves recebeu, no Polivalente, a Orquestra de Sopros, sob a direção do professor Paulo Veiga.
 A assistência esteve muito atenta quer à parte pedagógica – à explicação e demonstração dos instrumentos da família dos Sopros, realizada por elementos da orquestra de sopros - quer ao concerto, em que se interpretou um medley da Disney, medley “Cartoon”, e a melodia “Hello”, sob a orientação do Maestro Paulo Veiga.
Congratulamo-nos pelo facto de os alunos presentes terem tido não só um bom comportamento mas também uma atenção excelente, merecedores de elogios por parte do maestro titular da orquestra.

    Departamento de Educação Musical


DIA MUNDIAL DA MÚSICA- BREVE RESENHA HISTÓRICA
 
Esta celebração do Dia Internacional da Música, criada em 1975 pelo International Music Council, instituição fundada em 1949 pela UNESCO, e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, tem como objetivos:
• Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
• Aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, evolução das culturas e troca de experiências.

A proposta de consagração de um dia do calendário para celebrar a Música veio do violinista Yehudi Menuhin, um pioneiro da música desaparecido em 1999.
Do grego “Mousikê”, etimologicamente, a palavra música significa “arte das musas”.
Era uma arte que abrangia, ao mesmo tempo, a poesia e a dança, e todas eram praticadas de modo integrado.
Os gregos atribuíam aos deuses a sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
Considerada uma forma de arte, a música é normalmente subdividida em géneros e subgéneros, que vão desde a música erudita (conhecida como música clássica - forma considerada, pelos clássicos, como a representação perfeita da Inteligência humana), até à música religiosa, ao folclore (world music) e à música popular (rock, pop, punk, jazz, metal, hip-hop ou, mais recentemente, o techno, com todos os seus inúmero subgéneros: house, drum'n'bass, trance, electro-jazz, chill-out...)
Em Portugal esta efeméride é celebrada em muitos locais com a realização de concertos e outras apresentações em que a música é o elemento principal.
Fontes:
palavrassonseimagens.blogspot.com; amusicaportuguesa.blogs.sapo.pt;

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário