A Semente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr Flávio Gonçalv
Pesquisa

ALUNOS GANHAM VIAGEM A BRUXELAS
Por Paula Costa (Professora), em 2015/06/09883 leram | 0 comentários | 152 gostam
Dezanove alunos do 8.º ano da nossa Escola conseguem o 1.º lugar no concurso «Eu Sou Europeu», uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e partem rumo a Bruxelas.
O concurso, que se insere no âmbito da disciplina de História, realizou-se no passado dia 20 de maio, em Lisboa, e visava avaliar o nível de conhecimentos dos jovens sobre a história da UE, símbolos europeus, alargamentos da UE (nomeadamente a adesão de Portugal), papel e funcionamento das instituições, valores e princípios e direitos dos cidadãos europeus. Os alunos tiveram de prestar prova dos seus conhecimentos na sessão de informação ministrada durante a visita ao Espaço Europa e através da realização de um questionário.
Apesar de muitos jovens, este grupo de alunos, pelos conhecimentos demonstrados e pela qualidade da sua prestação, levou o júri, do qual faziam parte representantes do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu (GIPE) e da Comissão Europeia em Portugal (RCE), a referir que a sua “participação reflete o exercício de uma cidadania ativa, que contribui para a construção de uma Europa que se pretende próxima dos cidadãos.”
Como prémio, os alunos vencedores irão realizar uma viagem a Bruxelas, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as instituições europeias através de uma visita ao respetivo centro de visitas, nos próximos dias 7, 8 e 9 de julho.
Professores e alunos participantes agradecem a forma como foram recebidos no Espaço Europa pelos seus responsáveis, Dr.ª Elvira Ventura e pelo Dr. Daniel Pontes, e toda a colaboração da Direção da Escola Dr. Flávio Gonçalves e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Cristina Ferreira, professora de História do 3º ciclo

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe