O ARAUTO DO VALE
Jornal do Médio Vale do Paranapanema
Pesquisa

OS BANDEIRANTES....
Por Eleutério Gouveia Sousa (Leitor do Jornal), em 2024/02/1458 leram | 0 comentários | 12 gostam
DEVE-SE A ELES A EXPNSÃO DO BRASIL
O Sertanista" pintura de Edmundo Migliaccio, 1975. Acervo do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo
"Os Bandeirantes, cujo nome por si só inspirava medo nas missões jesuíticas e nas cidades do Paraguai, foram os criadores de uma grande nação. Só a eles o Brasil deve a enorme amplitude de suas fronteiras"
O comentário do Historiador Argentino Enrique de Gandía expõe a importância da ação dos Bandeirantes Paulistas na expansão territorial da América Portuguesa nos Séculos XVII e XVIIi.
O termo vem da bandeira ou bandeira portuguesa, um grupo de soldados, uma unidade militar destacada ou um grupo de ataque.
Na Portugal medieval, uma bandeira era uma unidade militar de 36 soldados. A palavra não era usada pelos próprios bandeirantes. Usavam palavras como entrada, jornada, viagem, companhia, descoberta e raramente, frota ou guerra. O escritor Richard M. Morse data bandeira de 1635 e bandeirante de 1740.
Os bandeirantes também eram conhecidos como paulistas e mamelucos . Eles vieram principalmente da região de São Paulo , chamada Capitania de São Vicente até 1709 e depois Capitania de São Paulo. O assentamento de São Paulo serviu de base para os mais famosos bandeirantes
Os bandeirantes foram responsáveis pela descoberta das riquezas minerais e, juntamente com os missionários, pela ampliação territorial do centro e sul do Brasil.
O assentamento de São Paulo serviu de base para os mais famosos bandeirantes. Os líderes bandeirantes eram descendentes de portugueses de primeira e segunda geração que se estabeleceram em São Paulo, mas a maior parte de seus números era composta por pessoas de origem mameluca (pessoas de ascendência europeia e indígena ) e nativos.
Embora originalmente visassem capturar e escravizar indígenas, os bandeirantes mais tarde começaram a concentrar suas expedições na busca de minas de ouro, prata e diamantes. Ao se aventurarem em regiões não mapeadas em busca de lucro e aventura, expandiram as fronteiras efetivas da colônia brasileira.
Com as bandeiras , a Capitania de São Vicente passaria a abranger os atuais estados de Santa Catarina , Paraná , São Paulo , Minas Gerais , Goiás , parte do Tocantins , e ambos Norte e Sul de Mato Grosso, a chamada "Paulistânia" denominação cultural e geográfica do povo caipira.
Os bandeirantes também foram responsáveis por relações instáveis entre o Império Espanhol e o Império Português, pois, essencialmente, conduziram uma guerra não declarada aos moradores indígenas aliados à Espanha ou aos Jesuítas.
Com apenas alguns assentamentos espanhóis periféricos sobrevivendo e a maioria das missões jesuítas invadidas, o controle de fato de Portugal sobre a maior parte do que é hoje o território do Sudeste , Sul e Centro-Oeste do Brasil foi reconhecido pelos Tratados de Madri em 1750 e San Ildefonso em 1777.
Em geral a padroeira dos Bandeirantes era Nossa Senhora da Conceição; pois, com esta invocação, havia no Brasil há meio seculo 213 localidades. A pobreza paulista, a rusticidade, a sobriedade, a indiferença dessa gente pelo conforto, tão mal alfaiadas tinham as carnes e desprovidas as canastras formavam um contraste impressionante com o seu gênio aventureiro. Graças arrancada paulista perdeu a Espanha Santa Catarina, as missões jesuíticas do Uruguai, que chegaram a limitar-se pelo Paranapanema, o Mato Grosso pela linha do Guaporé; e foi em virtude dessa ocupação que, em 1750, Alexandre de Gusmão estabeleceu o critério do " uti possidetis" para os tratados de limites na America
A base do exército das expedições dos Bandeirantes e suas entradas pelo Sul e Centro Oeste do Brasil era o índio Tupi. Grandes Caciques como Ibitiruçú, Maracanã, João Queimada de Albuquerque e Paulo Joaquim José Ferreira guiavam os bandeirantes na sua procura por ouro no sertão e no pareamento de índios inimigos
No Século XVII, Portugal, perdida a esperança do oriente e tendo o Brasil por seu melhor património, soube consolidar a expansão dos Bandeirantes paulistas e cimentar-lhes os "descobertos", numa base diplomática que construiu durante cem anos.
Fonte: História da Civilização Brasileira de Pedro Calmon. A Presença Indígena na Formação do Brasil. Por João Pacheco de Oliveira/


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe