O ARAUTO DO VALE
Jornal do Médio Vale do Paranapanema
Pesquisa

Angélica Moreira
Por Eleutério Gouveia Sousa (Leitor do Jornal), em 2020/06/20191 leram | 0 comentários | 40 gostam
Parabéns à Angélica, insigne promoter da Prefeitura locar
DIRETORA DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO, E AGENTE DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA PREFEITURA DE CAMBARÁ, ANGÉLICA CRISTINA CORDEIRO MOREIRA, É DESTAQUE DA COMUNIDADE SEBRAE.

POR - Simone Millan Shavarski – COMUNIDADE SEBRAE. (Administradora. Especialista em Empreendedorismo, Finanças e Comunicação com o Mercado. Consultora e gestora de Projetos do Sebrae Paraná).

A contribuição da liderança no desenvolvimento de uma comunidade

Hoje quem nos inspira com sua história é a Angélica Moreira, empreendedora e líder no setor público.

Mãe, empresária, servidora pública, Angélica é da cidade de Cambará no Norte Pioneiro do estado do Paraná e nos mostra que o empreendedorismo é uma característica necessária em todos os setores, inclusive no setor público.

Ela conta sua trajetórIa e a importância de buscar sempre o autodesenvolvimento para sua formação como líder.

Compartilha ainda os principais pontos que orientaram sua carreira atuando como líder e que pode inspirar muitas mulheres que, assim como ela podem contribuir para uma cidade ou uma empresa muito mais desenvolvida.

Diferente do que muitos pensam, o empreendedor não é
somente aquele que desenvolve uma atividade empresarial, “o empresário”, existe também o intraempreendedor.

Alguns pontos valem ser relembrados:
1- Seja persistente;
- A maioria das coisas não dá certo na primeira tentativa. A persistência é muito importante em todas as áreas da nossa vida. O empreendimento que Angélica iniciou aos 17 anos e não teve êxito foi retomado em parceria com sua filha muitos anos depois. Não desista.

2 – Não pare de se desenvolver e estudar;
- O passar dos anos nos dá naturalmente muitas habilidades. Mas não se engane. Sem estudar e buscar o autodesenvolvimento, podemos simplesmente ficar mais velhos e não mais sábios ou preparados. Estudar não consiste somente em cursar graduação ou pós-graduação, mas, o aprendizado cotidiano e independente que você pode buscar participando de grupos de estudos, lendo, vendo vídeos e fazendo cursos rápidos. Ter um mentor (uma pessoa experiente na área que você deseja se desenvolver) pode ser uma boa alternativa também.

3- Todos os setores necessitam de empreendedores;
- Diferente do que muitos pensam, o empreendedor não é somente aquele que desenvolve uma atividade empresarial, “o empresário”. Um intraempreendedor é um profissional que empreende internamente em uma organização, seja ela empresarial, pública ou mesmo social.

- Qualquer ambiente demanda pessoas empreendedoras, sejam as empresas com fins lucrativos, as organizações sociais ou no serviço público.

4- Acredite na liderança servidora;
- Um líder servidor é aquele que tem o foco voltado principalmente para as pessoas e busca os resultados através das pessoas. Essa não é uma habilidade fácil, mas, pode levar as organizações mais longe, pois proporciona um ambiente onde as pessoas são valorizadas e estimuladas a contribuir.

5- Valorize os relacionamentos;
- O exercício da liderança já é um relacionamento, ou seja, não é possível ser um bom líder sem a habilidade de se relacionar. A construção de relacionamentos é um processo e não algo pontual. Devemos investir tempo e energia construindo uma boa base de relacionamento, seja dentro da própria organização, mas também externamente.

- Importante lembrar que relacionar-se não é apenas pedir favores, mas também estar disponível para eventuais contribuições, sejam trocas de informações, indicações ou até mesmo contatos informais.

6- O planejamento orientado para resultados;
- O líder é o responsável pela materialização dos resultados do grupo ou equipe. Os resultados variam de organização para organização: podem ser financeiros, de imagem, numéricos. O que não varia é a necessidade de
entrega de algo no final de um determinado período. Essa materialização do que foi produzido chamamos de resultado.

- Para entregar resultados, o líder deve ter a capacidade técnica de planejar. Chamamos de capacidade técnica pois o planejamento pode ser aprendido e não considerado como uma dádiva divina que somente alguns recebem. O planejamento voltado para resultados faz com que o líder seja mais eficaz e o seu grupo ou equipe tenha condições mais concretas de atingir os resultados esperados.

8- Desafie-se;
- Uma dose de desafio não faz mal a ninguém. Para o líder então, é fundamental. Não deixe a pasmaceira tomar conta da sua carreira, do seu trabalho. O líder é espelho e, desafiando-se também desafia seus liderados.

- Cada pessoa possui características que são apropriadas para cada desafio e para cada papel que desempenhará no caminho da liderança.

- Cabe o autoconhecimento para potencializar suas características positivas em resultados que farão uma grande diferença. — com Angélica Cristina Cordeiro Moreira.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe