O ARAUTO DO VALE
Jornal do Médio Vale do Paranapanema
Pesquisa

Turismo em Angola
Por Eleutério Gouveia Sousa (Leitor do Jornal), em 2019/05/24265 leram | 0 comentários | 51 gostam
Magnífica terra com enormes possibilidades
LUANDA É A CAPITAL MUNDIAL DO TURISMO
Crónicas | 24/05/2019 08:21
Desde ontem e até amanhã, Luanda é a capital mundial do Turismo. Mil e quinhentos são os participantes que vão conhecer, discutir, apresentar sugestões, soluções e caminhos num evento destinado a promover o investimento e impulsionar o Turismo angolano.

O Fórum Mundial do Turismo vai investir no país, ao longo dos próximos anos, mil milhões de dólares norte-americanos, para contribuir para o desenvolvimento do sector em Angola, de acordo com o presidente do Fórum Bulut Bagci, que esteve em Luanda em Março deste ano.

Segundo adiantou, o investimento vai obedecer ao Plano de Desenvolvimento do Turismo Nacional, como parte integrante do Plano de Desenvolvimento Nacional. Na sua visão, Angola tem grandes potencialidades no sector do Turismo e indicado que a realização do fórum na capital vai trazer oportunidades de investimento ainda para os sectores da construção, transportes e na criação de empregos.

Igualmente foi assinado um protocolo de cooperação entre o Fórum Mundial do Turismo e o Ministério da Hotelaria e Turismo destinado a atrair investimento e impulsionar o turismo nacional.

O organismo de tutela considera tratar-se de um acordo de parceria com a organização que detém a marca, onde estão definidas as responsabilidades do Fórum Mundial do Turismo e do ministério no quadro da organização do fórum agendado para os próximos dias.

É assim que, Angola, inicia um novo ciclo que vai dar a conhecer ao mundo e a quantos quiserem usufruir das suas potencialidades paisagísticas e culturais, a oportunidade de visitar locais e conhecer gentes, hábitos costumes e tradições que fazem, de Angola, um dos mais ricos países do globo.

Nomes como Kalandula, na impetuosa beleza líquida das suas quedas. Tundavala na vertigem de um abismo de mais de mil metros, qual janela aberta para a imensidão. Kwanza, o mítico rio que deu nome à moeda nacional e que beija os pés da Senhora da Muxima, a mais venerada das santas angolanas. O rio Cunene, nascido no coração de Angola e que mil quilómetros depois se precipita no Ruacaná num salto de mais de 120 metros ou se espraia em enigmática serenidade quando, na foz, se mistura ao azul do mar Atlântico. Parques naturais onde a vida selvagem abunda… Kissama, mesmo às portas de Luanda, Cangandala habitat da célebre Palanca Negra Real, única no mundo ou o Parque do Iona de areias pontilhadas pela única, exclusiva welvitschia mirabilis, a planta enigmática do deserto do Namibe que pode viver mais de mil anos. Percorrer o misterioso Namibe com as suas areias escaldantes, morada de cobras coleantes, majestosos leões, hienas astuciosas, gazelas saltitantes, velozes chitas, suricatas curiosas, um mundo vivo que enche os olhos e encanta os espíritos. O Maiombe, a floresta inescrutável, uma das maiores reservas naturais do mundo na imensidão dos seus dois mil quilómetros. E o mar. De praias douradas e águas cálidas.

E a música. A dança. Os ritmos. Os sons. As cores. Os trajos. Os pôr de sol únicos. A voz dos silêncios que nos enche quando longe das cidades. O cântico do vento nas planuras sem fim. A chuva que trás o cheiro a terra molhada que, dizem, único e inesquecível. As manhãs de cacimbo essa cortina branca e leve que transforma a realidade em esfíngicas silhuetas.

Angola. De portas abertas para o mundo. Paleta de mil cores, encanto para os olhos de quantos a quiserem conhecer e ver com amor.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe