O Informador
Jornal dos Alunos do 3º Ano do E. Médio-marudá-pa
Pesquisa

PERSEGUIÇÃO AO PEIXE EM MARUDÁ!
Por Anderson Santos (Aluno, 3º ano), em 2014/06/25397 leram | 1 comentários | 98 gostam
A perseguição ao peixe em marudá é uma realidade negativa.
Um dos fatores é que os rios da nossa região estão ficando rasos e os peixes não estão desovando, eles estão subindo para cabeceira dos rios mais fundos para desovar. A partir de novembro o peixe vem de decida e em dezembro o mesmo desce para o alto-mar. A falta de “comedia” conhecida como sardinha, faz com que os peixes não venham para nossa região. Isto se deve porque o peixe fica geralmente onde as sardinhas estão, até porque esta é a principal fonte de alimento do pescado.
Os barcos que vem de outras regiões trazem redes muito grandes e com malha pequena, assim os peixes menores não conseguem escapar e, consequentemente, não se reproduzem, por esse motivo os peixes estão desaparecendo.
Hoje, percebemos, de fato, que o pescado é muito procurado. Isto faz com que a pesca seja a principal fonte

de renda para muitas pessoas que precisam desse trabalho. Muitos buscam a pesca por falta de opção e com a escassez do pescado a vida no distrito de Marudá fica bem complicada.
Segundo o pescador Pedro Paulo de Oliveira, “o mesmo disse que é difícil sobreviver, e observo que o pescado vem desaparecendo com o passar do tempo e a principal causa é a perseguição. E quando aparece um pouco de peixe quem ganha mais é o marreteiro, porque ele tem como transportar o pescado e muitas vezes eles fazem a despesa para os pescadores tendo como principal objetivo receber aquele pescado por um valor bem baixo. A perseguição desenfreada sobre dos peixes é tão fora do normal que tem tempo que de não ter nada para comer”.


Comentários
Por Fabiano Cunha (Professor), em 2014/07/06
o texto de vocês está muito coerente com a realidade. Por isso,é muito importante escrever algo sobre aquilo que é concreto.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe