AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas
Por Bibliotecas Dr. Alberto Iria (Professora), em 2020/06/1093 leram | 0 comentários | 53 gostam
10 de junho Dia de Portugal e de Camões
No dia 10 de junho, celebramos o Dia de Portugal. Nesse dia, há ainda espaço para festejar a vida e obra de Camões, bem como compreender o papel de Portugal no mundo, no passado e no presente. Pelo que também nesta ocasião são celebradas todas as comunidades portuguesas.
A importância da comemoração do Dia de Portugal reside na figura de Luís Vaz de Camões. «A língua», escreveu Ramalho Ortigão, «pode dizer-se que foi Camões quem a criou. A poesia, na sua forma culta e literária, foi ele quem a tornou compreensível e nacional, baseando-a na tradição do lirismo popular, libertando-a do convencionalismo clássico, dando-lhe os metros que mais quadram à locução vernácula, à fala, à cantiga, ao ouvido lusitano.»
Literatos portugueses houve que, ao longo dos tempos, se encarregaram de glorificar o nome de Camões, fosse através da sua evocação, fosse por meio do retomar de figuras por ele criadas, podendo ser citados, a título de exemplo, António de Sousa Macedo, Bocage, Garrett, Pessoa e Torga. Refira-se ainda que a vida do épico inspirou também o cinema português no ano de 1946, data em que Leitão de Barros realizou Camões.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe