AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

Comemoração do Dia Mundial do Ambiente
Por Bibliotecas Dr. Alberto Iria (Professora), em 2020/06/0898 leram | 0 comentários | 49 gostam
Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho
O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

O dia 5 de junho foi escolhido para festejar a data, pois marca o dia em que teve início a 1.a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

O evento foi um marco e sua Declaração Final contém 19 princípios que assentam na necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, estabelecendo assim as bases para a nova agenda ambiental das Nações Unidas.

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar as nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual a nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas...”

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a humanidade.”
Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972)

Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de várias ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.

Os eventos visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da Humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas.

Este ano, o tema escolhido é o Comércio Ilegal de Animais Selvagens e visa alertar as populações para a importância de preservar as espécies animais, uma vez que todos os animais selvagens têm o seu papel na Natureza e o seu desaparecimento pode provocar graves desequilíbrios ambientais. Por outro lado, a preservação do seu habitat é condição fundamental para a sua sobrevivência, pelo que todos devemos minimizar o impacte das nossas ações no ambiente natural.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe