AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

Comemorar o 25 de Abril de 1974
Por Biblioteca Alberto Iria (Professora), em 2020/04/2753 leram | 0 comentários | 9 gostam
Reflexão sobre a democratização do Ensino
A democratização do ensino permitiu, após o 25 de Abril de 1974 que muitas pessoas tivessem aceso à escolaridade, podendo assim beneficiar de direitos básicos, como o direito à Educação.
Antes de Abril de 1974, as crianças eram obrigadas a ir trabalhar e abandonar a escola cedo demais.Sem conhecimento, sem direito à educação era mais fácil para os governantes do país dominarem os cidadãos.
Após o 25 de Abril de 1974, com a democratização do Ensino foi possível assistirmos à diminuição de iletrados em Portugal e diversas áreas do saber, como a Filosofia e a Biologia foram valorizadas. O país evoluiu, o número de alunos cresceu, crescendo consequentemente o número de pessoas especializadas em várias áreas.
Atualmente, com a propagação da epidemia da Covid 19, o ensino voltou a mudar. Desta vez abruptamente, alunos e professores tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Distanciamento, aulas por videoconferêncio houve a necessidade de ter computadores e Internet.
Apesar deste problema de desigualdade, penso que os esforços que têm sido feitos por todos: Governo, Diretores de Escolas, professores e alunos são de louvar.
Vamos aprender muito com os erros e vamos crescer muito, como alunos e como sociedade.Sem dificuldades não seria possível a evolução.


Lourenço Lázaro


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe