AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

A importância da Escola e da Liberdade
Por Bibliotecas Dr. Alberto Iria (Professora), em 2020/04/2773 leram | 0 comentários | 39 gostam
A importância da Escola e da Liberdade

Antes da revolução de 25 de Abril de 1974, a escolaridade obrigatória terminava na quarta classe e muitos jovens começavam logo a trabalhar.
Nas escolas antes do 25 de Abril, os professores ensinavam os alunos a se respeitaram a serem disciplinados e ordenados, quem não respeitasse os professores naquela altura aplicavam-se castigos físicos.
Nas escolas era obrigatório o uso de farda. Atualmente, o uso de farda é só obrigatório em alguns colégios e é expressamente proibido um professor bater num aluno.
Os alunos tinham de rezar todos os dias e ao entrar na sala de aula os alunos cantavam o hino nacional, na sala de aula estavam três símbolos: fotografia de Salazar, fotografia do presidente Óscar Carmona e um crucifixo.
Agora o ensino é gratuito e para todos até ao 12º ano, inclusive existem mais disciplinas e diferentes áreas de formação.
Após a revolução do 25 de Abril, pudemos ter mais liberdade de expressão e escolha nas áreas de ensino. Atualmente os portugueses são muito mais instruídos e isso contribui para o desenvolvimento do nosso país.

Leonardo Guerreiro
7.º A – n-º 7


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe