AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

Biografia de Winston Churchill
Por Bibliotecas Dr. Alberto Iria (Professora), em 2020/04/2269 leram | 0 comentários | 53 gostam
Esta é a biografia de uma figura incontornável da história da II Guerra Mundial, e no pós-guerra, Winston Churchill.
Winston Leonard Spencer-Churchill, nasceu a 30 de novembro de 1874 em Woodstock no seio da aristocracia britânica. O pai um político foi Primeiro-Ministro britânico, e a mãe era uma socialite norte-americana filha do proprietário do jornal New York Times.
Apesar de um vulgar percurso escolar pois não tinha boas notas,conseguiu formar-se numa escola prestigiosa.Em 1893 entrou para o Colégio Militar Real de Sandhurst,foi considerado um oficial brilhante e formou-se em 1895.
Em 1895, foi correspondente de guerra em Cuba. De 1896 a 1898,
escreveu para diversos jornais e revistas enquanto combatente da Segunda Guerra Anglo-Afegã. Ganhou fama e notoriedade escrevendo sobre as campanhas militares.
Em 1898 foi combater para o Sudão e em 1899 foi para a África do Sul após concorrer para um lugar de deputado e perder. Foi como correspondente e acabou preso, fugiu a pé 500 km do campo de prisioneiros, e ainda lutou em diversas batalhas.
Em 1900 regressa como herói nacional. Foi eleito deputado conservador, no entanto em 1910 foi eleito Ministro do Interior após unir-se aos liberais.
Em 1911 assumiu o cargo de prestígio na marinha britânica, Primeiro Lord do
Almirantado, mas foi demitido depois de uma desastrosa campanha durante a I Guerra Mundial.
Churchill teve um papel ativo na batalha contra expansão do comunismo na Europa. A sua carreira política continua entre conservadores e liberais. Em 1924 é eleito deputado e defende uma política contra a Alemanha Nazi de Hitler.
Em 1939, após os a Alemanha nazista invadir a Polónia, a Inglaterra declara guerra contra a Alemanha e Churchill assume novamente o Almirantado.
Em 1940, torna-se Primeiro Ministro do governo de União Nacional,
desempenhado um papel marcante como chefe de estado, até 1945. O discurso de posse foi tocante: “Não tenho nada a oferecer, para além de sangue,sofrimento, lágrimas e suor.” Era um excelente orador e ficou conhecido também, pelos discursos históricos e motivantes. Inúmeras frases suas ficaram para a história.
Teve uma colaboração importante com os EUA, que após os bombardeamentos japoneses a Pearl Harbor (1941), entraram também na II Guerra Mundial.
A guerra ainda durou até 1945, Winston Churchill foi mesmo o maior líder da II Guerra Mundial, lutando contra a tirania nazi e foi uma das principais figuras responsáveis pela vitória dos aliados.
Contudo, o papel de Churchill não foi fácil, teve que tomar decisões difíceis, e controversas. Em 1945, após a guerra, perde as eleições.
Em 1953, ganhou o Prémio Nobel Da Literatura com o livro Memórias da II Guerra Mundial. É o único Primeiro-Ministro Britânico a receber um Prémio Nobel de literatura, o que lhe confere um importante papel na história.
Neste mesmo ano a rainha Elizabeth II concedeu-lhe o título da Ordem da
Jarreteira. Recebeu também o prémio cidadania honorário dos Estados Unidos.
Churchill, nunca se retirou da política, mesmo não estando no poder mantinha um papel ativo, lançando questões que se dizem estar na origem da atual União Europeia.
Retira-se da vida pública em abril 1955. Posteriormente, levou uma vida recatada, dedicada à pintura e literatura até falecer no dia 24 de janeiro de 1965, em Londres.

Bianca Maria Turma 9º D Nº2
Disciplina: História

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe