AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

O artista do mês de abril
Por Bibliotecas Dr. Alberto Iria (Professora), em 2020/04/1586 leram | 0 comentários | 34 gostam
O artista do mês - Salvador Dali
Biografia
Salvador Dalí (1904 - 1989)
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, Catalunha, Espanha, 11 de maio de 1904 - Figueres, Catalunha, Espanha – 23 janeiro (1989 )Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Sua obra pictórica chama a atenção pela ímpar combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com uma técnica acadêmica, tradicional, similar à dos artistas da renascença. Além de seu trabalho na pintura, poucos conhecem a sua enorme versatilidade, pois algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos. Dalí realizou ainda interessantes contribuições ao teatro, moda, fotografia, cinema (tendo trabalhado com o mestre do suspense, Alfred Hitchcock), comerciais de televisão e até no campo do design, criando logotipos para produtos.
Nos quadros fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo.
Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista. É a partir daí que irão surgir os melhores trabalhos do mestre catalão, que, com alguma experiência, e desejando o reconhecimento, irá pintar seus melhores trabalhos, em especial "Persistência da Memória", com a icônica imagem dos relógios derretidos. Uma peculiaridade de sua obra era a admiração por certos quadros, que acaba por "citar" indefinidas vezes em seu trabalho. Entre essas pinturas estão "A última ceia", de Leonardo da Vinci, "As meninas", de Velázquez, "Angelus", de Millet, "A batalha de Tetuan", de Meissonier, e "A rendeira", de Vermeer de Delft (seu pintor favorito). Elas aparecem pintadas nos quadros de Dali em diversas formas, sob diversas condições, como sombras, desmembradas, analisadas em diversas dimensões, em sombras, relevos, etc.
Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade onde nasceu e foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu. Suas últimas obras datam de 1983.

Algumas Frases de Salvador Dali

“Desenhar é a honestidade da arte. Não há possibilidade de enganar. Ou é bom ou é ruim.”
 “Não tenho medo nenhum da perfeição – nunca atingirei isso.”
“Eu não uso droga: Eu sou a droga.”
“Inteligência sem ambição é um pássaro sem asas.”
“A única diferença entre eu e um louco é que eu não sou louco!”
“Aqueles que não querem imitar algo, não produzem nada.”


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe