AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

Projeto "European "DNA"
Por Bibliotecas Dr. Alberto Iria (Professora), em 2019/10/29116 leram | 0 comentários | 30 gostam
"European DNA"
No âmbito do Projeto “European DNA”, – Erasmus+, Educação e Formação Profissional, aprovado e subvencionado pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+, a nossa escola recebeu uma delegação composta por 14 alunos e 10 professores provenientes da Espanha; Grécia, Lituânia e Polónia de 6 a 12 de outubro.
Durante esta semana os alunos da turma 8ºC juntamente com os restantes participantes do projeto estiveram envolvidos em várias atividades.
Começámos por dar a conhecer aos nossos parceiros uma das 7 Maravilhas do Algarve, o nosso Parque Natural da Ria Formosa onde constam um Trilho Pedestre em Qr Codes realizados pelos alunos do 8ºC , no qual se baseou a atividade realizada no Parque (Quiz sobre as várias estações).Seguiu-se um passeio pela Ria Formosa a bordo do Caíque até à Ilha da Culatra onde fomos recebidos na Escola Básica da Culatra com um lanche providenciado pelas docentes e pela Associação de Pais.
Seguiu-se uma visita ao Museu do Compromisso Marítimo de Olhão e pelo Caminho das Lendas, com passagem pelos nossos magníficos Mercados. Demos ainda a conhecer o centro histórico de Faro.
Estas atividades visaram proporcionar aos alunos e docentes envolvidos no projeto experiências em primeira mão sobre a cultura portuguesa. Esse tipo de experiências tiveram como objectivo conscientizar os participantes sobre a herança cultural portuguesa que nos torna únicos.
 O objetivo destas atividades foi levar os alunos a aplicar esse conhecimento e aplicar os mesmos através da realização de vídeos e panfletos sobre o Parque Natural da Ria Formosa e sobre os benefícios da Dieta Mediterrânica.
 A Dieta Mediterrânica, classificada como Património Mundial pela UNESCO, faz parte da identidade da gastronomia portuguesa. Os alunos visitaram o Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria, onde existe uma Exposição Permanente sobre Dieta Mediterrânica e Patrimônio Cultural e prepararam um prato mediterrâneo (Cataplana) com a ajuda da Chefe Margarida Vargues da Tertúlia Algarvia.
 Já em Lisboa fizemos um Workshop sobre Cerâmica e Azulejos Portugueses no Museu Nacional do Azulejo. Visitámos também o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, dois dos nossos símbolos icónicos do nosso património cultural, ambos considerados pela UNESCO como Património Cultural de toda a Humanidade desde 1983 e também eleitos como fazendo parte da lista das 7 Maravilhas de Portugal.
Essas atividades serão integradas na Semana do Patrimônio Cultural, onde exibiremos os trabalhos dos Alunos e apresentaremos vídeos à Escola e à Comunidade Local e até ao restante dos parceiros do projeto através das Sessões do Skype.





Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe