AltaMente
Jornal do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria
Pesquisa

Apreciação Literária
Por Biblioteca Alberto Iria (Professora), em 2017/06/2820 leram | 0 comentários | 7 gostam
Apreciação literária da obra " Diário de um adolescente na Lisboa de 1910", por uma aluna do 8º ano de escolaridade.
Apreciação literária da obra " Diário de um adolescente na Lisboa de 1910", por uma aluna do 8º ano de escolaridade.



De entre as duas opções propostas no Concurso Nacional de Leitura, eu preferi a leitura da obra O diário de um adolescente na Lisboa de 1910, Alice Vieira, pois chamou-me mais à atenção do que Os rapazes do lixo, de Andy Mulligan.
O livro assemelha-se a um diário em que José Joaquim, personagem principal, é um rapaz que nos seus catorze anos recebe um diário como prenda do seu pai. Ele resolve então falar sobre a sua vida ao longo de um ano (1910).
Vive entre uma avó monárquica e pais republicanos. A avó de José está sempre contra o pai, um bibliotecário que procura que o filho tenha tanto interesse em livros como ele próprio.
Esta obra é bastante interessante pelo facto de retratar uma época histórica, o fim da Monarquia e o início da República, na perspectiva de uma criança de catorze anos.
Penso que se a ideia da autora foi representar esta época como se o livro tivesse sido escrito efetivamente por um jovem adolescente ela conseguiu. Apesar de usar palavras e expressões daquele tempo, isso não torna difícil entender a história.
As personagens estão bem caracterizadas, quer física quer psicologicamente, por serem um retrato fiel às pessoas daquela época.
Em suma, recomendo a leitura desta obra, pois toda a narrativa assim como a sociedade e as personagens da época são reconstruídas com enorme criatividade.
                                                 Ana Carvalho nº 1, 8º D


Comentários

Escreva o seu Comentário