Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Ação de Educação Ambiental
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2019/12/1296 leram | 0 comentários | 15 gostam
A Escola Básica do Assento foi visitada por um médico veterinário da UTAD acompanhado de uma famosa Coruja.
No dia 3 de dezembro por volta das onze horas, um dos médicos veterinários do CRAS - Centro de Recuperação de Amimais Selvagens, do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) deslocou-se à Escola do Primeiro Ciclo do Assento na Cumieira para, na presença dos alunos, professores e funcionários, libertar no recreio escolar, uma Coruja- das-Torres, reabilitada nesse centro.
Antes da devolução da ave ao seu habitat natural, foi realizada na sala de aula uma pequena palestra, sobre as caraterísticas da espécie e sobre a sua importância no equilíbrio da natureza.
A Coruja-das-Torres (Tyto alba) é uma ave de rapina noturna, da família Tytonidae, que possui um dos voos mais silenciosos do mundo das aves. Pode ser encontrada em zonas próximas de habitações humanas, preferindo os campos abertos e agrícolas, mas com menor frequência, ocupa também zonas arborizadas. Caça em terrenos abertos, sendo a sua dieta baseada em pequenos roedores, como os ratos. Em época de escassez de alimento pode também alimentar-se de pequenas aves, insetos ou anfíbios. Sendo uma espécie essencialmente noturna, procura alimento uma a duas horas antes do nascer do sol e depois do anoitecer.
Os principais fatores de ameaça que enfrenta esta espécie são a demolição e reconversão de edifícios antigos, a utilização de agroquímicos, o abate ilegal, a pilhagem dos ninhos e a colisão com viaturas.
Durante esta ação todos os presentes ficaram encantados com a ave e fizeram imensas perguntas sobre ela e sobre outros animais recuperados no CRAS da UTAD. Este centro está aberto todos os dias do ano e tem sempre um médico veterinário disponível para receber os animais selvagens feridos. Sempre que um animal dá entrada no centro, o objetivo primordial é a sua reabilitação até se tornar num animal saudável e apto para posteriormente ser libertado no seu habitat natural.
A equipa do CRAS do Hospital Veterinário da UTAD solicita a colaboração de todas as pessoas. Assim, quando encontrarem um animal selvagem ferido por favor contactem o CRAS da UTAD – telefone: 259350601; telemóvel: 935180020; E-mail: cras.hvutad@utad.pt ou a SEPNA (Brigadas da GNR) da região.
 
 
A Coordenadora do Programa Ecoescolas
Professora Berta Fernandes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe