Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Feira de São Martinho 2019
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2019/11/1471 leram | 0 comentários | 11 gostam
No dia 11 de novembro, pelas 10 horas da manhã, a Escola Básica de Santa Marta de Penaguião abriu, mais uma vez, as suas portas para a tradicional Feira de São Martinho.
Muita gente aguardava ansiosa por este dia que se adivinhava farto de coisa boas. Todas as turmas do Agrupamento, do pré ao 9º ano, esmeraram-se, trazendo o melhor que a nossa terra tem. Não faltaram as tronchas, as castanhas, as batatas e outros legumes, frutas, frutos, doces, vinhos e demais iguarias para enfeitarem as mesas. Várias Instituições do Concelho estiveram igualmente presentes para apresentarem os seus produtos regionais e artesanais que fizeram as delícias dos grandes e dos pequenos. O difícil foi mesmo escolher aquilo que mais nos fazia falta ou o que mais nos agradava.

Mais tarde, sob a orientação da professora de Educação Física, Paula Faria, os alunos do 2º ciclo, vestidos a preceito, apresentaram duas coreografias de danças tradicionais. Foram chamados ao “palco”, o Presidente da Câmara Municipal, a Presidente da Direção da Escola, alguns professores e funcionários que mostraram o seu lado mais artístico, favorecendo um ambiente de relacionamento saudável e de descontração entre toda a Comunidade Educativa.

Já no final da manhã, no âmbito do Projeto Ecoescolas, a Bandeira Verde foi hasteada, o que representa que a nossa escola é uma instituição que se preocupa com o ambiente e a sustentabilidade do Planeta. A Bandeira tinha sido levantada em Guimarães pelas professoras Berta Fernandes e Deolinda Pinto e quatro alunos da escola sede. Para fomentar hábitos e gestos ecológicos, foram oferecidos ecobags, dados pela empresa Resinorte, aos alunos que contribuíram de forma mais ativa para um ambiente limpo e sustentável ao longo do ano letivo transato.

No âmbito do Desporto Escolar, foram várias as medalhas atribuídas e dois troféus aos alunos vencedores na modalidade de Corta-Mato e Mega Km – Fase Escola (Podem rever os resultados finais no artigo publicado no dia 31 de outubro). O professor Hélder Rodrigues agradeceu a todos os professores envolvidos nesta atividade.

 

Bem hajam a todos os que contribuíram para que este dia fosse um dia cheio de cores, cheiros e sabores!!

 
Um feliz dia de São Martinho e que o sol regresse rapidamente para fazer jus à tradição!

 

A Equipa do Jornal

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe