Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

A visita da Cuscas
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2019/11/0725 leram | 0 comentários | 15 gostam
No âmbito da comemoração do mês das bibliotecas, o Agrupamento recebeu o autor/apicultor Paulo Santos para uma lição sobre a importância das Abelhas.
Pela mão do autor/apicultor Paulo Santos a “Cuscas” visitou o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, no dia 9 de outubro, no âmbito da comemoração do mês das bibliotecas que tem como mote “Vamos imaginar…”.

E nós imaginámos como seria o planeta sem as abelhas! 

Durante quatro sessões os alunos da Educação Pré-Escolar, do 1º e do 2º ciclo e os alunos do oitavo ano ficaram a conhecer a coleção da Cuscas e, sobretudo, descobriram o mundo das abelhas e a sua importância para o equilíbrio e para a vida no Planeta Terra.

Paulo Santos, autor da coleção aventuras da Cuscas, dinamizou as sessões com um discurso apelativo e muito esclarecedor. O escritor, acompanhado de abelhas e de projeções, com a sua experiência como apicultor, e com grande paixão, demonstrou a importância das abelhas na sobrevivência da espécie humana, sensibilizando-nos para a proteção das abelhas e para o papel que cada um de nós pode ter nesta missão.

Os mais pequeninos, a partir da leitura do livro “Cuscas no Castelo de Guimarães” inspiraram-se produzindo vários trabalhos e até um “Castelo de Guimarães”.

As sessões foram alegres e animadas e tiveram de tudo: informação, momentos ternurentos, suspense, drama…

Para além do prazer da leitura das aventuras da Cuscas, em diferentes monumentos do património de Portugal, esperamos que todos os meninos contribuam, no presente e no futuro, para a preservação das abelhas e para o combate às ameaças à sua sobrevivência.

De referir ainda que, antes do dia 9 de outubro, os alunos leram os livros da coleção “Cuscas”. Os meninos dos dois jardins de infância produziram trabalhos artísticos alusivos ao tema, que nos encantaram e mostraram o empenho e motivação de todos. O Jardim de S. João de Lobrigos teve ainda a colaboração do pintor Nuno Portocarrero que enviou as suas “abelhas” a quem agradecemos.

A Professora Bibliotecária
Filomena Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário