Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Árvore - Memória Descritiva
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2019/10/1737 leram | 0 comentários | 7 gostam
A pedido da ABAE, a equipa do Ecoescolas desenvolveu uma atividade para alertar a Comunidade Escolar para a urgência da reversão das alterações Climáticas.
Para alertar a Comunidade Escolar, para a Urgência de Inverter as Alterações Climáticas que estão a assombrar a TERRA, a Escola Básica de Santa Marta de Penaguião, entre o dia 27 e 30 de setembro, colocou a sua Bandeira Verde a meia-haste e construiu a “Árvore dos Compromissos”.

Estas atividades foram dinamizadas pelas docentes do Programa Ecoescolas e pelas disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual e Ciências Naturais.

A árvore utilizada para colocar os compromissos elaborados pelos alunos do 5º ano, 7ºA e 9ºB e ainda de alguns professores, representa uma árvore queimada que já tinha sido construída no ano letivo anterior, pela Equipa do Programa Ecoescolas, reaproveitando vários resíduos. O tronco foi construído com um tubo de metal e restos de madeira e fixado numa estrutura feita com um pneu de carro. Possui vários orifícios nos quais são encaixados ramos secos resultantes da poda das árvores do recinto escolar. Posteriormente toda a árvore foi pintada de preto.

Para continuar a promover o reaproveitamento dos materiais, nesta árvore foram pendurados compromissos escritos em pedaços de cartolina, já usadas em trabalhos anteriores. As cartolinas selecionadas representam as cores do outono e foram cortadas em forma de folha.

Assim, no final da atividade a nossa “Árvore Queimada” estava enfeitada com “folhas” com as cores do outono, cada uma com um compromisso, que foi previamente pensado e debatido com os alunos envolvidos. A árvore encontra-se exposta no átrio da Escola, com o objetivo de sensibilizar toda a Comunidade Educativa para a Sustentabilidade Ambiental.

 

A Equipa do Programa Ecoescolas

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário