Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Visita de Estudo dos alunos do 9ºano
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2019/05/28138 leram | 0 comentários | 82 gostam
Os alunos das turmas A e B do 9º ano realizaram uma visita de estudo à exposição “Corpo Humano - A Ciência da Vida” no Porto e fizeram um passeio de barco.
Na passada quinta-feira, dia 9 de maio, os alunos das turmas A e B do 9º ano realizaram uma visita de estudo no Porto acompanhados pela Prof. Berta Fernandes, docente da disciplina de Ciências e Diretora de Turma do 9ºB, pela Prof. Aida Duque, docente da disciplina de Inglês e Diretora de Turma do 9ºA e pelo Prof. João Carrilho, docente da disciplina de História.

Pelas 8h30, os alunos e os respetivos professores seguiram rumo para a Alfândega do Porto, em direção à exposição “Corpo Humano - A Ciência da Vida”, atividade organizada pela Prof. Berta. Esta exposição tem como objetivo explicar e dar a conhecer de uma forma simplificada e diferente do que realmente somos constituídos. A exposição está dividida em vários sistemas do Corpo Humano e cada divisão apresenta um quadro resumo de cada Sistema com as respetivas partes do corpo associadas a esse sistema. Partes estas que são de corpos doados à Ciência de pessoas que já faleceram. Havendo também corpos inteiros, todos muito semelhantes pois não é permitido a identificação do corpo, logo eles desfiguram-nos, fazendo parecer que é o mesmo corpo em vários sistemas. Para que os alunos e os professores não se perdessem naquele labirinto tiveram o apoio de uma Guia, muito simpática, que explicou tudo ao pormenor e com clareza.

Esta exposição durou toda a manhã e às 13h00 seguimos para o Shopping da Arrábida onde fomos almoçar.

Após um almoço maravilhoso, pelas 13h45, tivemos a oportunidade de dar um passeio de barco programado pelo Prof. João. Este passeio teve a duração de 50 min e é mais conhecido por “Cruzeiro das 6 pontes no Douro”. Passeamos por entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia num Barco Rabelo onde passamos por cinco pontes: Ponte Luís I, Arrábida, Infante, Maria Pia e São João e ainda avistamos a Ponte do Freixo. Apesar do tempo não ter colaborado, mesmo a chuva e o vento não nos impediu de contemplar a paisagem ao ar livre na parte de cima do barco. Entretanto o tempo piorou e refugiámo-nos todos para a parte de baixo do barco onde terminamos assim o passeio, molhados mas contentes.

Aproximadamente às 16h00 seguíamos viagem para Santa Marta de regresso à escola.