Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Viagem a Larçay
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2019/04/0264 leram | 0 comentários | 7 gostam
Foi com alguma curiosidade e muitas expectativas que oito alunos, duas professoras e duas representantes da Câmara de Santa Marta de Penaguião viajaram até Larçay, uma simpática vila francesa.
De 26 a 30 de março, oito alunos do 6º ano ( David, Henrique, Inês, Juliana, Maria, Marisa, Mateus e Rafaela), duas professoras (Almira Cunha e Adelaide Ferreira), a Vice-Presidente da Câmara (Dra. Sílvia Silva) e sua Assessora (Dra. Cátia Guedes) visitaram Larçay, um Município Francês da Região Centro Val de Loire, Departamento de Indre-et-Loire, distrito de Tours no âmbito do protocolo de geminação entre Santa Marta de Penaguião e esta vila.

Deixamos alguns testemunhos dos alunos.

“Foi uma viagem espantosa, muito bonita e divertida. Larçay é uma vila magnífica com uma cultura diferente da nossa. Todos nós adoramos visitar o Aquário de Touraine, o Castelo onde morreu Leonardo de Vinci e o Castelo de Chenonceau , onde durante a Primeira Grande Guerra, a Galeria serviu de enfermaria hospitalar. Foi uma experiência nova e de muita aprendizagem.
Todos nós (alunos portugueses) achamos que foi tudo muito bonito. De manhã íamos às aulas no “Collège Philippe-de-Commynes”, onde os alunos e as professoras assistiam às aulas. Ao meio-dia, o almoço era na cantina da escola, e era muito bom: três tipos de entradas, saladas, queijo e iogurte, dois pratos principais à escolha e duas sobremesa: um doce e uma peça de fruta.
Todos gostamos desta viagem, foi diferente e divertido”
Henrique Ribeiro (6ºB)


“Foi divertido, conhecemos várias pessoas. Ficamos mais ricos culturalmente.
Nas aulas, abordamos temas interessantes e as famílias de acolhimento foram muito simpáticas. Gostei de conhecer novos paladares e novos costumes”.
Rafaela Guedes (6ºB)


“Gostei de estar na família francesa e andar pela primeira vez de avião. Brinquei muito com os meninos franceses e com os meus colegas nos espaços verdes.
Na escola, não há intervalos para o lanche da manhã”.
Marisa Gonçalves (6ºB)


“Gostei do Aquário (Aquarium de Touraine) onde havia peixes gigantes.
A minha família de acolhimento era muito simpática.
A escola tinha um espaço de recreio muito grande. As regras eram muito rigorosas dentro e fora da sala de aula.
Na cantina, havia muita escolha em termos de comida: entradas, prato principal, queijo ou iogurte e sempre uma sobremesa doce.
O Castelo onde viveu por algum tempo o ilustre pintor Leonard da Vinci (le Clos Lucé) foi muito interessante, uma vez que foi possível conhecer toda a sua obra.
O Castelo de Chenonceau foi também muito interessante, foi construído no local de um antigo moinho, em posição dominante sobre as águas do rio Cher e a sua história está associada a sete mulheres de personalidade forte, duas das quais rainhas de França”.
Juliana Fonseca (6ºB)

“A viagem foi divertida. Gostei de conhecer pessoas novas, outra língua e de visitar os monumentos.”
Mateus Reverendo (6ºB)


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário