Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Concurso Nacional de Leitura
Por Carlos Rodrigues (Administrador do Jornal), em 2018/06/1422 leram | 0 comentários | 7 gostam
No dia 18 de maio, 3 alunas do agrupamento estiveram em Sernancelhe para a 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Sernancelhe organizou, no dia 18 de maio, a fase intermunicipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A iniciativa, promovida pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, foi um extraordinário momento de promoção da leitura e da literatura, que reuniu cerca de meia centena de alunos dos diversos ciclos escolares dos 19 concelhos da CIM-Douro.

A prova foi coordenada pela Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, privilegiando obras de escritores portugueses, obras que apelam aos valores, à identidade e contribuem para a formação da personalidade dos jovens: “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares, para o 1.º Ciclo; “O casamento da minha mãe”, de Alice Vieira, para o 2.º Ciclo; “O rapaz dos sapatos prateados”, de Álvaro Magalhães, para o 3.º Ciclo; e “Cinco Réis de Gente”, de Aquilino Ribeiro, para o Secundário. O nosso agrupamento participou nas provas do 1º ciclo, com a Adriana Rodrigues do 3º ano do Centro Escolar, do 2º ciclo com a Francisca Gonçalves do 5º B e na prova do 3º ciclo com a Rafaela Costa do 9º ano.

Da parte da manhã, decorreram as provas escritas enquanto os professores acompanhantes fizeram uma visita guiada ao Pátio Aquilino Ribeiro e ao santuário da Lapa. O almoço, do agrado de todos foi servido no Agrupamento de escolas de Sernancelhe.

Depois de almoço, acompanhantes e alunos visitaram a Biblioteca Municipal. Logo de seguida, dirigimo-nos ao Auditório Municipal que recebeu a prova espetáculos.

As nossas representantes não ficaram selecionadas para a final mas mantiveram a vontade de continuar a participar.

A RTP, parceira do evento, esteve em direto de Sernancelhe para o programa “Agora Nós”.

De referir ainda o facto de os escritores Alice Vieira e Álvaro Magalhães terem enviado mensagens propositadamente para este concurso, que foram lidas por crianças do Concelho. O evento contou, ainda, com momentos musicais pelos alunos do Conservatório Regional de Música de Ferreirim e peças de teatro sobre a obra de Aquilino Ribeiro pelo Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe.

Foi sobretudo um dia de festa à volta da leitura.

A Professora Bibliotecária
Filomena Nunes

_________________________________________________



Concurso de Leitura

A Biblioteca Escolar vem organizando, desde alguns anos, um concurso de leitura para os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos que, ao longo dos tempos, tem tido uma boa adesão junto dos alunos.

O PNL (Plano Nacional de Leitura) com a a colaboração da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) organiza o Concurso Nacional de Leitura que este ano, pela primeira vez, abrange alunos de todos os ciclos. O nosso Agrupamento irá participar com representantes dos três ciclos.

A Biblioteca Escolar organizou e dinamizou concursos para os alunos dos diferentes ciclos.

Os alunos do 3º e 4º anos estão a trabalhar o conto “O senhor do seu Nariz” de Álvaro Magalhães e vão realizar a prova de escola no dia 20 de fevereiro.

Os alunos do 2º ciclo realizaram a prova de escola no dia 22 de janeiro na biblioteca escolar. A prova era sobre um dos livros estudados na Educação Literária, “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa. Participaram 27 alunos do 5º e 6º anos que obtiveram excelentes resultados que poderão ser consultados no placard da Biblioteca da Escola sede. A aluna vencedora foi a Francisca Gonçalves do 5º B que irá representar a escola na Prova Intermunicipal.

No 3º ciclo os textos a concurso, também eles das metas da Educação Literária, foram “A galinha” de Aquilino Ribeiro” e “Leandro, o rei da Helíria” de Alice Vieira. A prova de escola aconteceu no dia 17 de janeiro com a participação de 9 alunos dos diferentes anos. Os resultados encontram-se igualmente afixados na Biblioteca Escolar, sendo a aluna vencedora, e representante da escola na Prova Intermunicipal, a Rafaela Costa do 9ºC .

Os vencedores dos 2º e 3º ciclos receberão os seus cheques – oferta no valor de 15 euros e os alunos que ficaram em 2º e 3º lugares receberão também prémios que serão entregues no final do segundo período.
Em breve daremos contas dos resultados do 1º ciclo e das datas da Prova Intermunicipal.

Desde já parabéns a todos os participantes.
Boas leituras!

Adriana Guedes Rodrigues; 3º ano 1º ciclo

_________________________________________________



Concurso nacional de leitura
Prova intermunicipal

No dia 18 de maio, por voltas das oito e meia, saíram do Agrupamento de escolas três meninas, a Adriana do 3º ano do Centro Escolar, a Francisca do 5º B e a Rafaela do 9º C, com duas acompanhantes, a professora Filomena e a professora Elza.

As alunas e as professoras dirigiram-se a Sernancelhe para realizar a prova de leitura, ou seja o concurso.

Realizamos várias atividades e visitas e assistimos a um espetáculo.
As alunas não ficaram selecionadas mas ficaram vitoriosas por conhecer novos lugares e novas pessoas.

E foi assim o dia daquelas três alunas e das professoras.
Francisca Gonçalves; 5º B

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário