Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Visita ao Concelho de Tarouca
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2018/05/1747 leram | 0 comentários | 24 gostam
Os alunos do 7º ano visitaram o Concelho de Tarouca, no âmbito da disciplina de História.
No dia 8 de maio, no âmbito da disciplina de História e enquadrada no tema, “A Cultura Portuguesa face aos Modelos Europeus”, os alunos do sétimo ano realizaram uma visita de estudo ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, Ponte Fortificada de Ucanha e ao Museu e Mosteiro de São João de Tarouca, no concelho de Tarouca.

Esta visita teve como principais objetivos: observar e conhecer o património português (arte românica), sensibilizar os alunos para a importância do legado artístico na sua vertente cultural e cívica e sensibilizar para a importância da preservação do património.

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, classificado como Monumento Nacional em 1997, proporcionou a excelente oportunidade de observar in loco os elementos caraterísticos do estilo arquitetónico românico. No interior, pela orientação da guia, os alunos percorreram as várias dependências do Mosteiro pertencente à Ordem de Cister. Conheceram igualmente a Ponte e a Torre Fortificada de Ucanha, acompanhados e orientados por um guia.

Foi também feita a visita guiada ao Museu e Mosteiro de São João de Tarouca, classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos o Projeto Vale de Varosa.

Foi um dia diferente, uma aula de História ao Vivo.

As professoras dinamizadoras:
Sandra Frias e Maria José Fernandes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário