Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

O amor vivido pelos jovens
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2018/04/12101 leram | 0 comentários | 36 gostam
No âmbito da disciplina de Português do 9º ano, os alunos produziram textos de opinião em que refletiram sobre a forma como o amor é vivido pelos jovens na atualidade, tendo por base a história de amor de D. Pedro e D. Inês d’Os Lusíadas.
O amor vivido pelos jovens


       A história de amor de D. Pedro e Inês de Castro perdurou ao longo do tempo e tem sido lembrada por muitos escritores pela sua beleza. Na minha opinião, e apesar de ser trágica, é uma das mais belas histórias de todos os tempos.

        De facto, se a história de D. Pedro e Inês de Castro foi uma bela história de amor, o amor vivido pelos jovens, na atualidade, não pode ser comparado, uma vez que ninguém se sacrifica por ninguém.

        Naturalmente, hoje em dia, o amor é vivido, muitas vezes, com grande intensidade, como se não existisse o amanhã, mas é também verdade que esta paixão acaba tão depressa como ela muitas vezes começa.

       Presentemente, há amores que começam através das redes sociais e até podem funcionar, se de parte a parte houver um verdadeiro respeito, contudo nem sempre é o que se verifica, pois a pessoa que se conhece pode não corresponder ao perfil que tinha sido postado anteriormente.

       Em suma, eu penso que pode haver amor sem obrigatoriamente haver sacrifício, como aconteceu com D. Pedro e Inês de Castro, mas sim, com respeito, com amizade, com sinceridade, o amor verdadeiro pode existir em qualquer momento das nossas vidas, basta acreditar que o amor é a essência da vida!!

Turma B - 9º ano



__________________________________________________________________


A importância do amor


O amor é um sentimento de lealdade vivido por duas pessoas que gostam uma da outra.

Na atualidade, há jovens que maltratam o amor. Um exemplo de amor negativo é quando uma pessoa não dá atenção, quando anda com alguém só pela aparência, para se divertir e, ainda, quando trai.

Pelo contrário, o amor pode ser vivido de maneira positiva e saudável, quando existe atenção, respeito, lealdade e sinceridade entre aqueles que se amam.

Existem histórias de amor em que este é tão forte que, às vezes, até leva as pessoas a cometer loucuras. É o caso do romance entre D. Pedro e Inês de Castro. D. Pedro não descansou enquanto não se vingou dos que mataram a sua amada Inês. O seu amor foi tão forte, apaixonado e verdadeiro que se torna raro na atualidade.

Hoje em dia, o amor já pode ser vivido à distância, através da tecnologia e das redes sociais, mas não deixa de ser um sentimento nobre e belo, que pode trazer verdadeira felicidade aos que amam.

Por tudo isto, posso concluir que, apesar das grandes transformações que se têm verificado na forma como se vive o amor ao longo dos tempos, este continua a ser um sentimento fundamental na nossa vida e que, quando vivido com respeito e lealdade, pode trazer grande felicidade e melhorar a autoestima dos jovens que amam.

Emídio Bernardo, 9.ºA


Comentários

Escreva o seu Comentário