Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Violência no Namoro
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2018/02/2263 leram | 0 comentários | 20 gostam
Foi dinamizada pelo Serviço de Psicologia a ação "Violência no Namoro" junto das turmas do 9º ano.
O “DIALOGAR”- Clube de Mediação de Conflitos foi criado, por iniciativa dos Serviços e Psicologia e Orientação (SPO) e Serviço Social. Pretende focar a sua ação nos problemas de relacionamento entre alunos, visando, especificamente na redução de situações de conflito, numa linha de pró-atividade e prevenção.
 
Conflito

Situação de confronto de ideias incompatíveis ou consideradas como tal, tendo por base os valores, interesses, desejos, necessidades, perspetivas e posturas de cada um dos envolvidos. Inerente à vida, as trocas de ideias e discussões fazem parte da condição humana podendo não resultar necessariamente em ações de violência, ou seja, “podem gerar novos caminhos de entendimento e de desenvolvimento social e pessoal” (Torrego, 2003).
 
Mediação

“ (…) processo de cooperação com vista à resolução de um conflito, em que um terceiro imparcial é solicitado (ou não), para os ajudar a chegar a um acordo satisfatório entre ambos (…) (Alcaro, M., 1998).
 
O projeto destina-se aos alunos aos delegados e subdelegados das turmas do 5º, 6, 7º e 8º ano de escolaridade. Numa primeira fase, os mesmos receberão formação adequada, no sentido de dotá-los de competências mediadoras, para posteriormente, colocarem em prática e junto dos pares (outros alunos).
Acreditamos que o mediador (elemento neutral, sem poder sobre as partes, as ajuda alcançar voluntariamente um acordo mutuamente amigável) será uma mais-valia na nossa escola e permitirá o desenvolvimento de competências de autocontrolo e autorregulação.

No próximo ano letivo, e no sentido de dar continuidade a este projeto, os mesmos darão formação a outros voluntários através da suas experiências mediadoras.
 
A formação teve início no mês de janeiro e decorrerá nos seguintes horários:
· Terça-feira: 12h15m – 13h00m (7ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA e 8ºB)
· Sexta-feira: 12h15m – 13h00m (5ºA, 5ºB, 6ºA e 6ºB)
 
A formação será dinamizada pelas psicólogas do Agrupamento, Cristina Afonso e Sandra Santos e pela assistente social, Sílvia Gouveia.

A Psicóloga,
Sandra Santos


Comentários

Escreva o seu Comentário