Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Mochila Amiga
Por Carlos Rodrigues (Administrador do Jornal), em 2017/11/0964 leram | 0 comentários | 13 gostam
No âmbito do PES, os alunos do 5º ano, da Escola Sede, participaram no projeto "Mochila Amiga".
Nos dias 02 de novembro, os alunos do 5º Ano foram sujeitos a um estudo ergonómico designado projeto "Mochila Amiga”, que decorreu numa das aulas de Educação Física. Este estudo visou o preenchimento de um inquérito, de forma anónima, bem como a pesagem dos alunos e das respetivas mochilas. Pretendeu-se averiguar a adequação da forma e peso das mochilas de acordo com as características individuais dos alunos de forma a promover um desenvolvimento harmonioso e saudável.
Os resultados do estudo serão apresentados, no segundo período, numa sessão de sensibilização, a todas as turmas que fizeram parte do estudo. No inquérito constam os seguintes parâmetros: idade do grupo-alvo; forma de como transportam a mochila; existência de locais para arrumar o material escolar; existência de dor quando transportam a mochila; dados da mochila (modelo uma alça; modelo duas alças; alças acolchoadas; alças reguláveis; costas rígidas; costas acolchoadas; cinto regulável).
Esta atividade tem como objetivos: averiguar a adequação da forma e peso das mochilas de acordo com as características individuais dos alunos, promover um desenvolvimento harmonioso e saudável, tomar consciência para as consequências, a curto e longo prazo, das posturas incorretas, apresentar os resultados do estudo numa sessão de sensibilização, a todas as turmas que fazem parte do estudo, análise dos dados recolhidos, aconselhar acerca do modelo ideal de mochila; organização e preparação da mochila e forma de transportar a mochila e ministrar algumas regras de ergonomia mais relevantes para os erros detetados.
Foi ainda distribuído um panfleto onde estão apresentadas, de forma sintética todos os comportamentos corretos, relativamente ao tema em questão.

A Coordenadora do PES
Professora Adelaide Guerra

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário