Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Teresa Reis, uma autora recebida de janela aberta.
Por Carlos Rodrigues (Professor), em 2017/05/31101 leram | 0 comentários | 24 gostam
No dia 23 de maio, a Escola Sede recebeu a escritora Teresa Duarte Reis.
No passado dia 23 de maio, o Auditório da EB 2,3 de Santa Marta de Penaguião recebeu a visita da escritora Teresa Duarte Reis que nos brindou com duas palestras sobre literatura.

Da parte da manhã, estiveram presentes todas as turmas do 5.º e do 6.º anos. A autora leu alguns poemas que dedicou aos alunos, aos professores, aos penaguienses e até aos auxiliares da nossa escola. Aliás, a autora gosta tanto de poesia que até fez com que três alunos declamassem alguns poemas, todos da sua autoria.

Sabemos a paixão da Teresa Reis pela Serra da Estrela, de onde é natural (Unhais da Serra) e onde vive (Covilhã). Descobrimos lugares como o Covão da Mulher, a Cabeça do Velho, a nascente do Rio Zêzere, o vale glaciar de Manteigas, os poios gigantes, as lagoas, as barragens, etc.
Depois, vieram as histórias… os mistérios passados na serra, os óvnis, os russos, os ladrões de vacas, os “tambores”…

Foi uma manhã fresca de ideias e paisagens, embora o tempo estivesse quente. Recordámos a frescura do cervum (erva que faz de tapete na serra), as pedras brilhantes, a transumância (a deslocação do gado dos vales para a montanha) e muito mais.

De tarde, estiveram presentes os nossos colegas do 1.º Ciclo vindos de Fontes, de Lobrigos, da Cumieira e do Centro Escolar. A linguagem foi mais simples, mas a poesia foi mais valiosa. As histórias foram mais curtas, mas ainda mais misteriosas. A tarde foi mais quente, mas a alma mais rica.

O final trouxe livros e dedicatórias, saudades e memórias.

Obrigado, Teresa Duarte Reis.

O Professor de Português António José Martins e os seus alunos

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário