Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

Concurso Nacional de Leitura
Por Carlos Rodrigues (Administrador do Jornal), em 2017/05/0995 leram | 0 comentários | 25 gostam
No passado dia 3 de maio, duas alunas do 8º ano representaram o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião na Fase Regional do Concurso Nacional de Leitura, em Mesão Frio.
O Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e com o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), promoveu, este ano, a 11.ªEdição do Concurso Nacional de Leitura(CNL) e tem como principal objetivo estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, cultivando o prazer de ler.
Assim, Mesão Frio foi o palco que acolheu, carinhosamente, numerosos participantes para a Fase Regional da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
A receção aos alunos, professores acompanhantes e outras entidades, foi feita na Biblioteca Municipal de Mesão Frio.
Este ano, duas alunas do 8º ano, Ana Carolina Martins Morais e Rafaela Almeida da Costa, juntaram-se aos cerca dos setenta alunos do Ensino Básico e Secundário de vários Agrupamentos pertencentes aos dezanove Municípios da CIM Douro, para prestarem uma Prova Escrita, de caráter eliminatório, e porem à prova os seus conhecimentos sobre as duas obras lidas, nomeadamente para o 3º ciclo: Vamos Comprar um poeta, de Afonso Cruz e O rapaz do caixote de madeira, de Leon Leyson.
O Júri, composto pela Vereadora da Câmara Municipal de Mesão Frio, a Dra. Cristina Major, pelo Diretor artístico do Museu do Douro, o arquiteto Fernando Seara e pelo professor doutor Agostinho Gomes da Universidade de Trás -Os -Montes e Alto Douro, apurou, para a Prova Oral, os cinco melhores alunos do Ensino Básico e os cinco melhores alunos do Ensino Secundário sujeitos, anteriormente, à Prova Escrita.
Na Prova Oral, os dez alunos selecionados declamaram um poema e argumentaram sobre um tema relacionado com problemas da atualidade propostos pelo Concurso. Os alunos prestaram, com bastante entusiasmo, esta prova e foram, finalmente, conhecidos os vencedores (bem merecidos!) que participarão na Fase Nacional: Maria Azevedo, do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus de Vila Real e Pedro Cruz, do ensino secundário, do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira de Armamar.
Não nos podemos esquecer que a tarde, intercalada com as duas provas (escrita e oral), foi abrilhantada pela atuação do grupo “Os Alio-Vírio” e pela Oficina de Danças “BiblioDance” que nos proporcionaram deliciosos momentos musicais e de dança e um belo lanche fez as delícias de todos os presentes.
Durante a Prova Escrita, os professores acompanhantes tiveram o prazer de visitar a Casa-Museu do escritor mesãofriense, Domingos Monteiro, onde o rio Douro, lá ao fundo, serpenteando as suas encostas, assemelha-se a qualquer aguarela de Manuel Tavares.
Um agradecimento especial ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião que nos concedeu o transporte, à professora Bibliotecária do Agrupamento, Filomena Nunes, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, à Bibliotecária de Mesão Frio, Dra. Sónia Pereira, ao apresentador, Rodolfo Castro, um Contador de História argentino, que nos propiciou momentos cómicos, e a todos aqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para que este evento se tornasse possível.
Apesar de não termos tido finalistas no nosso agrupamento, o importante é não desistir, pois LER é o que torna possível todos os nossos sonhos!!


A Professora Adelaide Ferreira
A Professora Bibliotecária Filomena Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário