Janela Aberta
Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião
Pesquisa

A BE de Santa Marta nos caminhos da memória
Por Carlos Rodrigues (Administrador do Jornal), em 2017/02/08103 leram | 0 comentários | 24 gostam
O “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” foi comemorado na Biblioteca Escolar no dia 27 de janeiro de 2017.
No dia 27 de janeiro tem lugar o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. O Holocausto, também conhecido por Shoá foi o genocídio cometido pelo regime nazi sobre cerca de seis milhões de judeus, dois milhões de ciganos, quinze mil homossexuais e outras etnias ou grupos. Este assassínio em massa de milhões de pessoas ocorreu durante a II Guerra Mundial. A escolha do dia 27 de janeiro, advém da resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de dezembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização. Devemos lembrar que esta é a data que, em 1945, marca a libertação do maior campo de extermínio nazi em território polaco, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

A nossa escola, numa atividade da biblioteca escolar em colaboração com o professor António Martins, comemorou esta data com uma exposição de livros sobre a temática e um ciclo de cinema, composto por cinco filmes: “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, baseado na obra de Markus Zusak; “A vida é bela”, de Roberto Benigni; “Corre, rapaz corre”, de Pepe Danquart, baseado num livro de Uri Orlev; “O rapaz de pijama às riscas”, de Mark Hernan a partir de um romance de John Boyle, por fim, “Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus”, de Francisco Manso e João Correia, com argumento de António Torrado e João Nunes.

A Professora Bibliotecária
Filomena Nunes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário