É Notícia!
Jornal do Agrupamento de Escolas António Sérgio
Pesquisa

semana da leitura
Por Rita Silva (Professora), em 2016/04/13334 leram | 0 comentários | 84 gostam
No âmbito da Décima Semana da Leitura, as Bibliotecas Escolares e as EB1/JI, onde estão inseridas, desenvolveram um conjunto de atividades que visavam sensibilizar os alunos e a comunidade educativa em geral, para a importância da leitura.
Com o objectivo de fomentar o prazer da Leitura e de promover o Livro enquanto oportunidade de encontro com o outro, criando elos de compreensão da alteridade, as bibliotecas das escolas do 1º ciclo e jardins de infância do Agrupamento de António Sérgio, associando-se a uma iniciativa da LER+, desenvolveram um conjunto de actividades, capazes de mobilizar diferentes públicos.

A par de uma feira do livro realizada na Escola Professor Doutor Marques dos Santos, foram promovidos “Momentos de Leitura”, vividos ao longa da semana, protagonizados pelos pais, professores, animadores, voluntários e outros agentes da comunidade, tendo culminado com um dia de leitura “non stop”.

Os adultos também foram presenteados com a hora de “Um Conto para Adultos”, atividade dinamizada pela Dra. Maria João Castro, na biblioteca da EB1/JI DE Marques dos Santos. Foi um momento em que cada um dos presentes foi levado a reviver os seus tempos de meninice, a recordar o fascínio dos contos infantis; a reflectir sobre os ensinamentos que eles, de forma explícita ou implícita, acabam por transportar.

A presença da escritora Marília Ascenso, na apresentação do seu livro “a Joaninha quadrada”, na EB1/JI do Marco, foi também um marco importante na construção de “elos” entre nós e os outros; entre o escritor e leitor.

Na biblioteca da EB1/JI Quinta das Chãs, esta semana foi particularmente assinalada com a actividade “Entra, escuta, e vê quem lê”. Além de integrar “momentos de leitura” com a participação de encarregados de educação, foi preenchida também com sessões de “Leitura Partilhada”, dinamizadas pelos “voluntários da leitura”, elementos participantes no projecto com o mesmo nome. Estas sessões consistiram na apresentação de obras, através da leitura a pares, criança – adulto, para as diferentes turmas desta escola. Constituiu-se como uma oportunidade para promover a auto-estima de crianças com dificuldades neste domínio.
Foi um convite para a comunidade educativa entrar na biblioteca, desfrutar do espaço e do prazer de ler e ouvir ler.




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe