É Notícia!
Jornal do Agrupamento de Escolas António Sérgio
Pesquisa

“E se fosse eu?Fazer a mochila e partir"
Por Lurdesfarinha (Professora), em 2016/04/111456 leram | 0 comentários | 462 gostam
A 6 de abril de 2016, minha turma de Português do 7ºano C e outras turmas da Escola,por exemplo na disciplina de Religião e Moral, aderiram a esta temática atual sobre os refugiados.
Os alunos viram vídeos a partir do you tube - refletiram, escreveram, realizaram trabalhos e os trabalhos foram expostos.Indicaram aquilo que levariam na sua mochila! Foram quase unânimes em certos objetos:
- Água
- Fruta
- Cobertor
- Produtos de higiene pessoal
- Lanterna / isqueiro
- Dinheiro
- Telemóvel com carregador
.........................................................................


A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P), a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), organizou a iniciativa “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”. Esta iniciativa terá lugar no dia 6 de abril, a nível nacional, nas escolas que a ela queiram aderir e tem como objetivo a sensibilização para o acolhimento de refugiados.
“E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” constitui um exercício de empatia com quem foge da guerra e procura proteção humanitária, levando os alunos a perceber o que quer dizer deixar tudo para trás, a ter de selecionar o que é mais importante, vivendo só com uma mochila numa jornada de perigos e incertezas, bem como a refletir e a debater sobre o que gostariam de encontrar se vivessem essa situação.
Objetivos
• Sensibilizar os alunos para a problemática dos refugiados, por forma a criar empatia com quem foge da guerra e procura proteção humanitária;
• Refletir sobre o conceito de refugiado;
• Levar os alunos a colocarem-se no lugar de refugiados;
• Perceber o que quer dizer deixar tudo para trás, ter de selecionar o que é mais importante e viver só com uma mochila numa jornada de perigos e de incertezas.

1. O que os refugiados trazem consigo numa mochila:
https://www.youtube.com/watch?v=heDm_-ZNCMs
2. Coleção “Onde dormem as crianças refugiadas”:
http://darbarnensover.aftonbladet.se/chapter/english-version/ https://www.youtube.com/watch?v=E_kP2jMzn24
3. E se Londres fosse bombardeada como a Síria:
https://www.youtube.com/watch?v=fSIpARmq2WI
4. Díptico em formato digital: http://issuu.com/ipav/docs/esefosseeu
 Notícias da comunicação social, casos reais, Revista Refugiados (disponível em http://www.dge.mec.pt/agenda

Os nossos alunos reponderam - e,um dos alunos disse: " principalmente levava comigo a tristeza de me afastar das pessoas que mais gosto"........

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe